A temática em discussão
constitui-se de argumentos referentes a psicologia do desenvolvimento e da
aprendizagem no qual dialogamos juntamente com os estudantes da Licenciatura em Educação do Campo, turma 2016/ Cametá sobre importantes concepções que, a psicologia a partir do
método experimental apresentam contribuições relevantes para o contexto
educacional. Dentre estas destacamos a psicologia comportamentalista, o
construtivismo e abordagem histórico cultural.
A psicologia comportamentalista estuda o
comportamento humano no sentido de medir, moldar, controlar. Procura explicar o
comportamento a partir do estimulo/resposta. A intenção é descobrir quais
estímulos podem provocar um dado comportamento. Dessa forma a finalidade desta
corrente é prever para controlar o comportamento humano e animal.
O construtivismo defende a ideia de que o conhecimento é fruto do
processo de construção. O conhecimento se dá na relação que o homem estabelece
com o meio em que vive. Neste espaço ele se adapta e interage com o meio no
sentido de manter o equilíbrio. Ele incorpora, assimila fatos, objetos do meio
e faz acomodação que é processo que transforma as estruturas de pensamento para
novamente assimilar outros fatos e objetos.
Vygotsky expõe elementos relevantes da
abordagem histórico cultural. Por
meio desta exposição, nos possibilita compreender que os seres humanos a partir
do nascimento encontra-se numa relação onde os conhecimentos e saberes são mediatizados pelo contato com outras
pessoas. “As ferramentas utilizadas no
processo de mediação são os instrumentos
e os signos” (GOULART, 2017, p.
56).
Os instrumentos são criações humanas destinadas a melhorar a condição
de vida, de trabalho como a vassoura, roupas, a enxada, caneta, etc. enquanto os signos são artefatos simbólicos utilizados
pela linguagem para comunicação como os gestos a escrita, os códigos de
trânsitos dentre outros. Esses elementos nos permitem compreender o mundo, as
relações, os objetos e os sentimentos e faz a criança gradativamente
apropria-se das significações socialmente construídas por meio da cultura. As
funções mentais herdadas pela dimensão biológica nos dá condições de realizar controle
daquilo que vem do meio e para o controle do indivíduo para se processar de
forma consciente.
Para Vygotsky a aprendizagem
e o desenvolvimento se inter-relacionam.
O primeiro impulsiona o segundo.
Para ele existem dois níveis de desenvolvimento. O nível de
desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento proximal. No primeiro a
pessoa é capaz de resolver sozinha e no segundo com a ajuda de pessoas
experientes.
Com base nessa fundamentação
escreva um texto expondo dificuldades ou facilidades que você encontrou na
trajetória escolar, que poderia ser melhor compreendidas, a luz dos
conhecimentos advindos da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.