terça-feira, 29 de outubro de 2013

A INFORMÁTICA EDUCATIVA, NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA ESCOLA CASA FAMILIAR RURAL EM ANAPU/PA

Para dar continuidade a nossa reflexão sobre a informática educativa é bom recordar que alguns estudiosos denominam o contexto da sociedade atual de sociedade da tecnologia, outros vão caracterizar como sociedade do conhecimento ou da aprendizagem. Essas diversas conceituações se deve ao fato de estarmos em um momento histórico, marcado pela circulação acelerada da informações e precisamos estarmos muito atentos para fazermos escolhas e definições.
Cotidianamente nos deparamos, com o uso de novas tecnologias que provocam transformações na nossa forma de pensar e de nos relacionarmos com as pessoas e com os diversos objetos, com o mundo que nos cerca. O desafio maior é formar atores sociais com cidadania e autonomia responsável em aprendizagens contínuas desses instrumentais. Isso implica letramento sonoro, visual, da hipermídia e das diversas formas de comunicação no cenário atual.  Ao considerarmos estes fatores propomos aos educadores desta formação, na Casa familiar Rural em Anapu que leiam a entrevista de Nóvoa, disponibilizada no site: http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_entrevista=59   e pensem:
1. O que significa ser professor (a) no contexto atual? 
2. Quem sou neste novo cenário? 
Compartilhe sua reflexão postando seu comentário neste blog.

2 comentários:

  1. O professor não é, hoje em dia, um mero transmissor de conhecimentos ou saberes, mas também não é apenas uma pessoa que trabalha no interior de uma sala aula. Nesse contexto o docente torna-se um organizador do ensino e aprendizagem em sala, por vias de meios de informática e tecnológico dessas novas realidades virtuais ofertadas no cotidiano do educando ou docente.
    Vejo me na qualidade e função de docente com intuito de levar conhecimentos e aprimoramentos aos educandos, que almejam por saberes inovadores. Neste novo cenário na área do conhecimento da informática e tecnologia do cotidiano atual.

    ResponderExcluir
  2. Ser professor no contexto atual segundo Nóvoa, além de saber lidar com vários saberes, o professor tem um grande desafio, lidar com a tecnologia e a complexidade social. Hoje a escola chega a todas classes sociais, todos os alunos estão na escola, de todas as raças, etnias..
    Assim, compete ao professor: ser um organizador de aprendizagens, através de meios de informáticos, ser um professor reflexivo, trazendo nossas experiências para o grupo se transformando em conhecimento. Ser professor hoje é um grande desafio!

    ResponderExcluir

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...