terça-feira, 5 de junho de 2012

O CURRÍCULO EM MOVIMENTO.


Quando se discute sobre currículo, a primeira coisa que passa pela nossa memória cerebral, são os conteúdos escolares desenvolvidos em sala de aula. É verdade que isso também é currículo. Mas, isso não significa que currículo seja isso apenas. Nesse sentido, pensando nas ideias de estudiosos do currículo, tais como: Miguel Arroyo, Michael Applle, Moreira, e outros deste campo de conhecimento, podemos afirmar que o currículo é transcendental, pois ultrapassa os muros da escola. Ele está nos diversos espaços, onde os seres humanos aprendem e ensinam ou vise-versa. Com isso, podemos dizer que ele está contido no processo educacional dos humanos, portanto, na linha histórica de formação humana. Está em constante movimento. No movimento da vida humana. Pois, todos os dias, aprendemos algo ou ensinamos algo desde as coisas simples do cotidiano as coisas complexas. Baseada nessas ideias, penso que não podemos prender ou querer fechar o currículo na sala de aula, na escola. Especialmente no contexto atual d bombardeado de informações pelas mídias, no qual exige de cada um de nós outros olhares para o currículo em movimento, em transformação constante. Currículo este que, nunca esteve preso a caixinhas disciplinares, quanto mais na atualidade que conta com internet e tantos outros instrumentos midiáticos, que estão desencadeando uma diversidade de saberes e exige de quem os produz ou os busca conhecimento diverso a respeito e ainda outras apropriações. Pensar um currículo atualizado é identificar o seu movimento e sobre este pensa, refletir, questionar...

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...