segunda-feira, 28 de abril de 2014

PRODUÇÃO INICIAL DE VÍDEOS, DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA 3º E 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Durante alguns dias discutimos com os estudantes da pedagogia/2011, pertencentes ao Campus Universitário de Altamira/UFPA, turno matutino diferentes ideias a respeito da educação profissional e tecnológica. Nesse debate que se unem diálogos, teorias e nossas experiências cotidianas, identificou-se um cenário de mudanças decorrente de um processo de globalização que unificam a ciência e a tecnologia aos interesses mercadológicos internacionais se distanciado dos interesses e necessidades reais da sociedade. A formação profissional se pauta nessa mesma perspectiva como se o mercado fosse capaz de absorver toda mão de obra qualificada. E a educação, como fica nessa situação? Como tem desenvolvido o processo de formação das crianças, adolescentes, jovens e adultos? Essas questões servem para nos fazer pensar, refletir sobre a verdadeira função do professor. Pensando na função do professor enquanto profissão, pensamos ser relevante organizar vídeos que retratam a apresentação de um determinado assunto de história e geografia para estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental.
É uma produção experimental, inicial feita exclusivamente pelos autores de cada vídeo e esperamos que possa contribuir com algum interessado.


CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...