sábado, 6 de julho de 2013

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Estamos em um contexto social marcado por inúmeras transformações que  acompanham o desenvolvimento da sociedade capitalista e tem gerado um substancial de conhecimentos que possibilita acesso a diversas formas de adquirir conhecimentos, saberes, sobretudo quando se tem acesso as novas tecnologias da comunicação e informação na educação.
Na conjuntura de um capitalismo global  exige-se dos atores sociais outras formas de se socializar e de buscar o conhecimento. E, com a inserção da internet passamos a viver num mundo sem fronteiras mas nem por isso, sem regras, normas e valores necessários a esta forma de convivência e de relação sociais.
Com isso, nos deparamos com uma sociedade do conhecimento que desafia os educadores atuais e os que almejam segui esta profissão e, ainda trazem outras questões desafiadores para o atual cenário educacional. Com base nessa ideias convido a turma de pedagogia 2013, do Campus da UFPA  de Tucuruí, a lerem o texto de Nelson Pretto postado no seguinte endereço eletrônico:  https://blog.ufba.br/nlpretto/?page_id=395  e em seguida postem aqui seu comentário, sobre o assunto.

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...