sábado, 23 de março de 2013

Educação e novas tecnologias da comunicação e informação

Estivemos durante uma disciplina dialogando com estudantes do curso de pedagogia 2011 sobre Educação e novas tecnologias da comunicação e informação. Naqueles dias,  refletimos, debatemos e tecemos críticas a diferentes aspectos de conhecimentos no contexto mencionado, realizamos pesquisas, produzimos conhecimentos em diferentes meios  de comunicação. Os estudantes, agora tem uma última atividade, que é acessar este espaço para ler uma entrevista de Nelson Pretto e tecer seus comentários. Para isso terão que acessar aqui o  link: http://educacao.atarde.uol.com.br/?p=9497  e após a leitura, escreverem no bloque seu comentário.

terça-feira, 19 de março de 2013

Educação e novas tecnologias da comunicação e informação

Dialogar sobre educação é um campo complexo e ao mesmo tempo muito interessante. Mais complexo ainda é fazer esse estudo interligando ao contexto das tecnologias da comunicação e informação. Contudo, entendemos que estas categorias de debate são tão antigas quanto a humanidade e que, embora algumas vezes fique confuso definir uma da outra, educação e comunicação são elementos relevantes e mesmo no contexto atual onde se presencia com frequência a inserção de novas tecnologias da comunicação este produtos se constituem como diferentes e podem colaborar no processo de ensino aprendizagem do crianças jovens e adultos.
Estamos presenciando e de certa forma participando, inserindo em um cenário pulverizado por inúmeros meios de comunicação e diversos processos educacionais. E estes tendem aumentar. Com isso, a possibilidade de intercruzar-se para alavancar novas formas de olhar o mundo que nos cerca bem ou seu contexto global tem sofrido alterações. Por meio da internet, considerada um veículo comunicação podemos aprender, ensinar, comunicar e informar os outros e a nós mesmo.Esse universo virtual apresenta não somente situações carregada de negatividade como uns defendem, mas ao tempo diversidades em possibilidades.
Desse universo carregado de informação e comunicação, a educação não precisa se distanciar por que esta entra no espaço da sala de aula, por meio do público que a escola atende, por uma geração digital que gradativamente fará com que nossa escola desenvolva outro modelo de formação. Já iniciamos algumas reflexões com estudantes em formação do curso de pedagogia, para que possamos juntos identificar novas possibilidades educacionais onde as tecnologias da comunicação e informação possam colaborar significativamente com este novo momento da educação.

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...