terça-feira, 29 de outubro de 2013

As tecnologias da educação na formação dos professores na Escola Casa Familiar Rural de Anapu/PA

Em virtude do projeto a informática educativa na formação dos educadores da Casa Familiar Rural estamos concretizando a formação dos educadores no município de Anapu e neste diálogo buscamos compreender que:
Vivemos um cenário onde se configuram um acelerado processo de mudanças, desenvolvido pela inserção das novas tecnologias que se adentram em diversos espaços sociais. Sabe-se, contudo, que nem todos têm acessos aos novos instrumentos tecnológicos embora, se tenha evidencias de um crescimento bastante significativo na última década que interfere diretamente a realidade atual. Encontram-se nesta disputa os equipamentos que compõem a informática, ou seja, o instrumento popularmente denominado de computador.
O computador tornou-se um equipamento corriqueiro no meio social e gradativamente todas as áreas vão fazer uso deste instrumento tecnológico e provavelmente todos terão que aprender a conviver com sua presença deste no seu dia a dia. Na educação isso não será diferente. Isso é fato na política de educação brasileira com a implantação de infocêntros e os laboratórios de informática em muitas escolas da educação básica do nosso país e na nossa região.
Todavia, embora se conheça serem funções principais do computador armazenamento e processamento de dados, não podemos esquecer que o mesmo não foi criado com uma finalidade pedagógica. Neste sentido, faz-se necessário analisar criticamente esta ferramenta frente às teorias e práticas educacionais em vista do bom uso deste recurso com a consciência de este possibilitará acesso rápido ao conhecimento não como uma máquina de escrever, ou de armazenamento e processamento de dados e sim como uma tecnologia que se destine em possibilitar a construção de uma educação criativa, dinâmica e crítica que auxilie o processo de ensino e aprendizagem na relação professor/aluno.
Pensa Valente (1993, p.16) que “na educação de forma geral, a informática tem sido utilizada tanto para ensinar sobre computação, o chamado computer literacy, como para ensinar praticamente qualquer assunto por intermédio do computador”. Isso é um fato relevante, sobretudo para o contexto educacional. Contudo, numa pesquisa exploratória, realizada por alunos da graduação em pedagogia, observamos que diversas escolas do município de Altamira, incluindo a casa familiar rural possuem laboratório de informática; constatou-se ainda que, poucos são os educadores que utilizam de tais instrumentos tecnológicos.
A não utilização destes equipamentos tecnológicos não decorre da má vontade ou de indisponibilidade, mas a necessidade de uma formação que priorize o repensar pedagógico do espaço. Isso significa pensar a informática não como um instrumento meramente técnico e sim educativo. Nisso se constituí a diferença da informática educativa. Para Borges (1999, p.136):
A Informática Educativa se caracteriza pelo uso da informática como suporte ao professor, como um instrumento a mais em sua sala de aula, no qual o professor possa utilizar esses recursos colocados a sua disposição. Nesse nível, o computador é explorado pelo professor em sua potencialidade e capacidade, tornando possível simular, praticar ou vivenciar situações, podendo até sugerir conjecturas abstratas, fundamentais a compreensão de um conhecimento ou modelo de conhecimento que se está construindo.
É fato ninguém pode negar que os computadores estão gradativamente adentrando o espaço escolar e obviamente os educandos da educação básica ou profissional tem o direito de se apropriar das inúmeras possibilidades que estes instrumentos podem possibilitar. Para isso é necessário ter profissionais qualificados para desenvolver procedimentos metodológicos críticos, criativos e dinâmicos na perspectiva de novas aprendizagens.
No bojo dessas contradições constatamos a implantação de uma política educacional que se materializa com a inserção de computadores na escola  e identificamos transformações na área do currículo das universidades públicas, em particular na Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira em vista de possibilitar qualificação profissional as novas demandas de profissionais no contexto educacional. Na graduação em pedagogia, por exemplo, o projeto pedagógico do curso trás a oferta de disciplinas que contemplam este campo de formação em dois núcleos: núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos e um núcleo estudos integradores. No primeiro temos: Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informática, Educação Profissional e Tecnológica e no segundo se destacam as disciplinas optativas denominadas: Novas Tecnologias e Trabalho Docente, Metodologia e Prática de Ensino do Computador, Comunicação Docente e Diversidade Interlocutora, Recursos Audiovisuais na Sala de Aula.
A partir destas ideias evidenciamos que o debate sobre as novas tecnologias é um dos assuntos a permear nos estudos atuais e nessa mesma lógica encontra-se a informática educativa que se caracteriza como um poderoso recurso pedagógico com condições de ampliar uma variedade de conhecimentos intercalados pela capacidade criatividade de construir novas metodologias, de se tornar possível ensinarem e aprender ou vice versa, e ainda, considerar os conhecimentos curriculares, a criação de modelos metodológicos e didáticos que viabilize repensar o verdadeiro significado da aprendizagem.
Nesta perspectiva, propomos por intermédio do presente projeto desenvolver formação continuada por meio de cursos no percurso do ano de 2013, com os educadores da casa familiar rural e um com os alunos da graduação em pedagogia. Propomos essa ideia por três importantes motivos. Um refere-se ao levantamento realizado sobre uso da informática na educação  o qual constatamos a ausência de formação continuada da maioria dos educadores o que tem ocasionado dificuldades para trabalhar metodologias que envolvam essa tecnologia; outra questão, a casa familiar rural atua na área de educação profissional com a juventude do campo, possuí um laboratório de informática, contudo vem sendo minimamente utilizado por conta da parca formação dos educadores para aplicação de metodologias com este instrumento tecnológico. 
Ultima situação, percebemos que a graduação em pedagogia dispõe de disciplinas que pode colaborar na elaboração de cursos de formação continuada em informática educativa com participação dos alunos do curso de pedagogia onde estes possam desenvolver uma experiência inicial de formação com educadores da casa familiar rural com cursos de formação de professores em informática educativa, com metodologias possíveis de serem desenvolvidas posteriormente com educandos em qualificação profissionalizante. Abaixo fotos da formação inicial.

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