sábado, 16 de março de 2013

WEBNODE :: Blog principal :: pedagogiaaltaufpa.com.br

WEBNODE :: Blog principal :: pedagogiaaltaufpa.com.br

10 comentários:

  1. Os recursos Tecnológicos, facilitam a passagem do modelo mecanicista para uma educação sociointeracionista que dependa do projeto político-pedagógico da instituição escolar. É importante criar um ambiente de ensino no seu cotidiano para ter uma boa aprendizagem. Muitos professores buscam novos conhecimentos através de aparelhos tecnológicos (INTERNET) e outras não, porque ainda não tem habilidades, ficam desatualizados na era digital e os alunos tem que aprender com o professor. É necessário que o aluno desde a educação infantil, aprenda a manusear um computador, que o professor planeja sua aula com bastante recursos, as aulas desenvolvidas por meio do computador dos softwares e da internet poderão ser presenciais, porque os professores não deverão ter "medo" de serem substituídos pela tecnologia, o educador precisa se apropriar desta aparelhagem tecnológica, sobre sua prática docente e o processo de conhecimento por parte do aluno, que o professor seja mediador de todo o processo de construção do conhecimento, com recursos tecnológicos. Em uma sociedade digital, o professor deve estar preparado para capacitar seus alunos e desenvolverem competências. A busca do equilíbrio pela interatividade, do prazer de trabalhar em conjunto, do desejo de aprender.

    ResponderExcluir
  2. 29 de maio de 2013

    Os Avanços tecnológicos

    O processo tecnológico do sistema educacional tem se desenvolvido mundialmente diante da sociedade. Vale ressaltar, que as mudanças tecnológicas têm crescido constantemente; e podendo destacar o professor como mediador no processo de construção do conhecimento interativo tecnológico.
    A interação tem como objetivo a uma aprendizagem que facilita o conhecimento entre educador e educando em uma relação favorável como às trocas abertamente de saberes entre ambos. É importante sabermos, que estamos na era digital, mais nem todos tem o conhecimento de informática ou até mesmo, pela a falta de equipamento, que são a realidade das regiões menos desenvolvidas no setor educacional, que são nordeste e norte do país.

    ResponderExcluir
  3. O Compromisso com a utilização da tecnologia

    A sociedade contemporânea sofre grandes transformações quando se fala de tecnologia. Sabe-se que esses avanços, cada dia passam por renovações que visa possibilitar um acesso com mais rapidez e eficiência.
    Neste contexto é necessário destacar o compromisso que se deve ter com a utilização desses meios que na verdade pode ou não, trazer benefícios para a sociedade, isso vai depender de um conjunto de profissionais que tenham compromisso em facilitar seus conhecimentos com competência tornando assim um mediador de conhecimentos. O educador por sua vez deve criar meios que possibilitem o uso dessas tecnologias com satisfação. Isso se dá através de projetos, planejamento, envolvimento e uma visão nova, um olhar determinativo para tal situação.
    Em virtude dessa ampla expansão do acesso, surge a necessidade de uma reformulação no domínio, ou seja, a mudança de uma aprendizagem no que diz respeito a interatividade na tecnologia. Isso é um desfio a ser enfrentado mais sendo revisto com novas propostas com certeza o resultado será gratificante com um aproveitamento satisfatório.

    ResponderExcluir
  4. Ao meu ver,a autora Elaine Turk Faria,nos chama atenção quanto as mudanças constante em que vive a sociedade,sobre tudo o avanço da tecnologia,portanto é de suma importância que os Educadores conheçam todas as técnicas e se aproprie do necessário para desenvolver novos projetos educacionais e descobertas no intuito de estimular,motivar e principalmente levar o aluno a refletir e compreender a si e aos outros,pois em uma sociedade digital o professor deve estar preparado para transmitir segurança,conhecimento e habilidades para que os educandos sejam indivíduos autônomos.Dessa forma o compromisso pedagógico com a utilização da tecnologia terá um resultado satisfatório para o sistema educacional,e sobre tudo para a sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Através das mudanças tecnologicas a educação e a sociedade vem passando por vários transformações e evoluções no meio social. Quanto ao educador no processo pedagogico há uma necessidade de melhorar investimento na formação continuada do docente, tendo como objetivo formar profissionais com perfil mais adequadoas exigências do mercado,facilitando a aprendizagem no âmbito escolar.
    Sendo que o uso das tecnologias no espaço educacional tira os educando da rotina tradicional, abrindo novos horizontes de conhecimentos e interagindo junto com o educador transformando em um processo de conhecimento e ensino aprendizagem prazeroso, desde que o professor planeje suas aulas de acordo com as necessidades do educando.
    De acordo com o texto, e de suma importancia o aperfeiçoamento de cada profissional na área da educação, visando a formação de cidadaõs capazas de utilizar e se comunicar na era digital.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...